Insólito

Herda do tio fortuna em liras, mas banco não aceita trocar a velha moeda italiana

lira italianaUma mulher italiana herdou do tio uma fortuna e… um problema. O Banca d’Italia não aceita trocar as liras herdadas pelo valor correspondente em euros. Em causa está um milhão de euros. Sara Ferrari também herdou marcos, sendo que o Deutsche Bank procedeu à troca, sem resistência. Mas em Itália o banco central não tratou do problema do mesmo modo. 

Uma herança milionária de um tio custa a uma mulher, Sara Ferrari, uma enorme dor de cabeça, já que o banco central italiano se recusa a trocar liras por euros.

Em causa está um valor exorbitante, de um milhão de euros, que para a Banca d’Italia não valem nada, uma vez que o prazo para fazer a atualização da moeda já está esgotado.

Mas Sara Ferrari não se conforma, até porque o tio deixou, também, centenas de notas de marcos alemães, que o Deutsche Bank, em Berlim, aceitou trocar, sem qualquer tipo de resistência.

A cidadã italiana – cujo tio, milionário, não tinha filhos – foi a eleita para receber a fortuna. Os marcos alemães permitiram-se arrecadar mais de 700 mil euros.

Feitas as contas aos 2000 milhões de liras que tinha guardadas, estaria à espera de entrar no banco central de Itália e ver depositados na sua conta um valor que ronda um milhão de euros. Mas não teve sorte.

Em causa está um decreto-lei do governo de Mario Monti, ex-primeiro-ministro italiano.

Desde dezembro de 2011, data em que a lei vigora, as velhas liras em circulação perderam o valor.

Em destaque

Subir