Mundo

Mais de 200 mortos estão vivos: Hospital pronunciou óbitos por erro informático

camas hospitalO Hospital de Melbourne enviou mais de 200 atestados de óbito, no passado dia 30 de julho. Só que todo os ‘mortos’ estavam vivos e até tinham recebido alta. De acordo com a administração hospitalar, houve um erro informático que levou à notificação automática dos médicos.

O Austin Hospital de Melbourne, na Austrália, notificou os médicos para o óbito de mais de 200 doentes, no passado dia 30 de julho. Apesar da declaração, os pacientes estavam todos vivos. Tanto que até tinham recebido alta e deixado a unidade.

Em causa esteve um erro informático, reconheceu a administração do hospital.

De acordo com o comunicado, a administração acredita que houve “erros humanos” na atualização das fichas dos pacientes, o que levou o programa a emitir automaticamente as notificações de óbito.

O problema terá sido detetado poucas horas após a notificação automática, levando os responsáveis clínicos a chamar os médicos para explicar a situação.

De acordo com o Herald Sun, houve pelo menos um clínico que não foi avisado a tempo: já tinha ligado para os familiares de um doente a apresentar condolências.

Em comunicado, a diretora de comunicações do hospital, Taryn Sheehy, lamentou o engano e as confusões que o mesmo gerou: “pedimos desculpas sem reservas aos médicos afetados que, na maioria, foram muito compreensivos com o erro”.

Em destaque

Subir