Tecnologia

Heinrich Rudolf Hertz: Doodle da Google recorda físico da rádio e das ondas eletromagnéticas

heinrich_rudolf_hertzHeinrich Rudolf Hertz, o pai da rádio, é recordado pela Google, através de um doodle que assinala o 155.º aniversário do nascimento do físico alemão. Hertz, que nasceu a 22 de fevereiro de 1857, provou que as ondas eletromagnéticas poderiam propagar-se no espaço, o que abriu caminho à criação da rádio.

Heinrich Rudolf Hertz merece uma homenagem com um google doodle. O físico alemão que provou a existência da radiação electromagnética abriu portas à criação de emissores e detetores de ondas de rádio. Nasceu em Hamburgo, Alemanha, há 155 anos.

Hertz conseguiu transportar para a prática uma teoria apresentada por James Maxwell, em 1873. Passar dessa teoria para a prática demorou 15 anos. Em 1888, Heinrich Rudolf Hertz comprova que Maxwell tinha razão e que as ondas eletromagnéticas que defendia poderiam, de facto, transportar ondas de rádio.

A teoria de que as ondas eletromagnéticas poderiam propagar-se no espaço, formulada por James Clerk Maxwell, e comprovada pelas experiências de Heinrich Hertz, em 1888, foi utilizada por Marconi, entre 1894 e 1895.

A vida e obra

Nascido em Hamburgo, no dia 22 de Fevereiro de 1857, Heinrich Rudolf Hertz manifestou interesse na invenção de diversos aparelhos. Era um inventor, que pretendia chegar além do conhecimento que a ciência lhe fornecia. Estudou engenharia, mas o alemão sempre sentiu entusiasmo pela física, o que determinou as suas escolhas.

Em 1878, Hertz entra na Universidade Humboldt, em Berlim, onde colocou em prática os seus conhecimentos e caráter visionário. A rádio e as ondas eletromagnéticas não estavam muito longe dos seus horizontes. Bastaram três anos para passar da aprendizagem à docência, na Universidade de Kiel.

Nesta fase da sua vida profissional, entra na área da eletrodinâmica de Maxwell, que contrariava a eletrodinâmica vigente. A distância e a interação física das ondas eletromagnéticas eram inovadoras e entusiasmaram Heinrich Rudolf Hertz.

Também na Alemanha, em Karlsruhe, Hertz dá aulas numa escola politécnica, até que, em 1883, muda-se para Kiel e consegue provar a propagação das ondas eletromagnéticas, cuja frequência das ondas poderia ser controlada. Hertz conseguiu provar a teoria de Maxwell e demonstra que, de facto, existia a radiação electromagnética.

O passo seguinte foi controlar essas ondas. O alemão conseguiu perceber que as propriedades das ondas tinham uma velocidade de propagação semelhante à velocidade da luz no vácuo. A refração, reflexão e polarização das ondas eletromagnéticas foram também provadas por Heinrich Rudolf Hertz.

Os resultados dos seus estudos foram demonstrados, com a comunidade científica a aplaudir essas descobertas e a potencialidade daquele conhecimento. Estava aberto o caminho para a comunicação à distância, sem fios. Corria o ano de 1888.

Apesar de morrer jovem, com 36 anos apenas, no dia 1 de janeiro de 1894, vítima de bacteremia, Hertz deixou um legado para a Humanidade.

Professor, mestre, investigador, estudou e provou teorias de grandes nomes do seu tempo. Morreu em Bonn e está sepultado em Hamburgo. Hoje, é recordado em todo o mundo, com um google doodle que evoca o 155.º aniversário do seu nascimento.

O 155.º aniversário de Heinrich Rudolf Hertz coincide com outro facto histórico: hoje assinala-se um século desde que foi assinado o contrato com a Marconi, que permitiu a introdução da telegrafia sem fios em Portugal. A telegrafia sem fios, inventada por Marconi, em 1896, abria os horizontes da rádio em solo português.

Em destaque

Subir