Fórmula 1

Hamilton vence no Brasil e adia decisão do título para o Abu Dhabi

hamiltonbrasil4

Lewis Hamilton venceu o Grande Prémio do Brasil de Fórmula 1, disputado este domingo no circuito de Interlagos. Uma prova atribulada, marcada pela chuva incessante, vários acidentes e interrupções.

O britânico da Mercedes dominou a corrida, mesmo quando teve que a reatar atrás do ‘safety car’, como aliás se iniciou, batendo um Nico Rosberg que apenas se preocupou em ser segundo na pista paulista.

Percebeu-se, mesmo antes da corrida começar, que seria uma prova complicada. Romain Grosjean perdeu o controlo do seu Haas F1 ainda na volta de formação para a grelha. O francês era apenas a primeira de várias ‘baixas’ provocadas pelas terríveis condições climatéricas.

Hamilton é que não se intimidava e afastava da concorrência quando o ‘safety car’ deixou a pista, com Rosberg a procurar ficar a salvo de um possível ataque dos Red Bull, muito eficazes à chuva.

raikkonenbrasil2

Com a pista cada vez mais encharcada não surpreendeu quando Marcus Ericsson destruiu o seu Sauber na subida para a reta da meta. Mas não seria esse acidente a fazer interromper a prova. Foi preciso Kimi Raikkonen bater uns metros mais à frente umas voltas mais tarde para isso acontecer pela primeira vez.

Cerca de 40 minutos depois a corrida foi retomada atrás do ‘safety car’, e quando recomeçou a sério Hamilton voltou a ‘comandar as tropas’, levando Rosberg e Verstappen atrás de si, com o holandês a já ter pneus intermédios montados no seu Red Bull, tal como seu companheiro de equipa, Daniel Ricciardo, que perdeu tempo nas paragens nas boxes.

Só que novamente as condições se deterioram e a prova voltou a ser interrompida. Quando foi retomada Verstappen conseguiu aproveitar um ligeiro erro de Rosberg para lhe ganhar o segundo posto.

O holandês da Red Bull parecia lançado para ir à procura da liderança de Hamilton quando perdeu o controlo do seu monolugar, evitando no entanto bater nos rails. Isso deixou-o à mercê de Rosberg, mas o alemão não conseguiu recuperar aí a segunda posição.

O alemão acabaria por garantir o segundo lugar uma vez que Verstappen era forçado a uma nova troca de pneus, de modo a evitar que os intermédios lhe causassem um definitivo acidente.

perezbrasil2

Já como pneus para chuva intensa o holandês encetou uma grande recuperação que o levou ao pódio, depois de deixar para trás o seu companheiro de equipa, Sebastian Vettel e Sergio Perez, que por pouco não garantia um formidável terceiro lugar.

Destaque ainda para o bom desempenho de Carlos Sainz, que culminou com um excelente sexto lugar e para o nono posto de Felipe Nasr, que assim os deu os primeiros pontos para a Sauber.

Classificação
1.º Lewis Hamilton (Mercedes) 3h01m01,335s
2.º Nico Rosberg (Mercedes) + 11,455s
3.º Max Verstappen (Red Bull) + 21,481s
4.º Sergio Perez (Force India) + 25,346s
5.º Sebastian Vettel (Ferrari) + 26,334s
6.º Carlos Sainz Jr (Toro Rosso) + 29,160s
7.º Nico Hulkenberg (Force India) + 29,827s
8.º Daniel Ricciardo (Red Bull) + 30,846s
9.º Felipe Nasr (Sauber) + 42m620s
10.º Fernando Alonso (McLaren) + 44,432s

Em destaque

Subir