Nas Notícias

Hacker que pirateou site de Tony Carreira tinha apenas 15 anos

Um dos dois hackers que piratearam o site de Tony Carreira, em 2014, tinha apenas 15 anos na altura do crime, pelo que evitou a acusação. Sorte diferente teve o cúmplice, que tinha 17 anos na altura do ataque informático.

A idade dos hackers foi revelada pelo Ministério Público nas acusações que faz sobre um total de 23 suspeitos de integrarem o grupo ‘Outside the law’ (fora da lei), todos arguidos por pirataria informática e divulgação de dados.

Em 2014, dois menores, um com 15 e o outro com 17 anos, atacaram o site de Tony Carreira.

O mais velho conseguiu aceder ao servidor e trocar uma foto do cantor por uma montagem criada pelo de 15 anos, na qual Tony Carreira segurava um saco com dinheiro (simbolizado pela imagem de um cifrão).

Devido à idade, o adolescente de 15 anos, que chegou a ser constituído arguido, não foi acusado, mesmo sendo o suposto gestor do grupo.

Outro ataque mediático feito alegadamente pelo ‘Outside the law’ visou a Comissão da Carteira Profissional de Jornalistas, em 2015.

Em nome da “liberdade de expressão”, os hackers divulgaram endereços de correio eletrónico e senhas de acessos de jornalistas.

Segundo o Ministério Público, os arguidos eram autodidatas e agiam em busca de notoriedade.

Em destaque

Subir