Nas Notícias

Há um site que vigia quase 300 casas lusas sem que os donos saibam

videovigilancia Chama-se ‘Insecam’ e é um site que está a vigiar milhares de casas, sendo que há quase 300 lares portugueses com câmaras de videovigilância instaladas, cujas imagens podem ser vistas por todo o mundo. De acordo com o Diário de Notícias, esta prática ilegal surge precisamente para alertar as pessoas para a sua vulnerabilidade.

Estima-se que 276 lares portugueses estejam a ser vigiados, por parte do Insecam, um site que está a difundir imagens das residências sem que os proprietários tenham conhecimento dessa prática ilegal.

A videovigilância é feita em todo o mundo e, de acordo com o Diário de Notícias, trata-se de uma ação que surge para alertar as pessoas para a sua vulnerabilidade e para o modo fácil como a sua privacidade pode ser violada.

O Insecam apenas acede às milhares de câmaras instaladas em casas e não só (escritórios, lojas, entre outros) e transmite as imagens que capta em direto.

“Por vezes, os proprietários esquecem-se de mudar as senhas no sistema de vigilância de segurança, câmara online ou DVR. Essas câmaras online estão disponíveis para todos os utilizadores da Internet.

Aqui, pode ver milhares de câmaras localizadas em cafés, lojas, centros comerciais e casas de todos os países do mundo”, informa o Insecam, no seu site.

Na prática, as câmaras que os proprietários instalam para sua segurança ficam vulneráveis e este site está ilegalmente a mostrar essas imagens.

O site Insecam pertence a uma empresa com sede na Rússia, o que o protege de uma investigação eficaz por parte das autoridades portuguesas.

Não há ‘hacking’, mas apenas um acesso a esses sistemas de videovigilância por negligência dos proprietários desses sistemas.

Tem uma câmara de vigilância em sua casa? Tenha cuidado, porque as imagens podem estar a ser transmitidas em direto para todo o mundo.

Em destaque

Subir