Insólito

Há um mapa que chama pedreiros aos portugueses e preguiçosos aos espanhóis

mapa peludos sebastienmapa peludos sebastien 600Criação artística, de Sébastien Laurent promete dar que falar: um mapa da Europa, onde cada povo tem um título. Se os portugueses são “pedreiros peludos”, já os espanhóis são “os preguiçosos”. Por seu turno, na Suécia vivem as “loiras burras” enquanto na Irlanda moram os “U2”. Na Rússia, está instalada a “máfia”.

Conhece o novo mapa do belga Sébastien Laurent? É provável que, mais cedo ou mais tarde, tome conhecimento desta criação artística, que como qualquer obra de arte transporta uma mensagem. Mas o mapa de Laurent atribui categorias a cada povo, sendo que em Portugal moram os “pedreiros peludos”.

E se os pedreiros trabalham tanto que não têm tempo para cortar os pêlos, já ao lado, na vizinha Espanha, moram os “preguiçosos”. Uma injustiça, até porque os empenhados pedreiros têm mais dívida para pagar e estão sob austeridade que nenhum mapa classifica.

Também pouco abonatório é o nome dado ao território russo: A Máfia. O Kremlin não gostará da ideia de Sébastien Laurent, mas a verdade é que pouco tem feito para combater esta fama.

E se em Portugal Amália não foi tida para inspirar um nome, o mesmo não se pode dizer aos U2, na Irlanda. Isso mesmo: os irlandeses são os U2.

Em Inglaterra, moram os “bifes”, enquanto na Noruega vivem os “vikings”. Ali ao lado, na Finlândia, mora o “Pai Natal” e também em terras nórdicas há “loiras burras”, na Suécia. Eis o mapa de Sébastien Laurent, que promete polémica.

Em destaque

Subir