Nas Notícias

Guerra no PS: Lisboa quer diretas e congresso para eleger António Costa

marcos perestrello 210Há mais um apoio de peso para António Costa na corrida para secretário-geral do PS. A Federação de Lisboa, liderada pelo ‘costista’ Marcos Perestrello, aprovou uma moção a pedir um congresso extraordinário e a realização de eleições diretas.

António Costa recebeu hoje o apoio implícito da Federação de Lisboa no duelo contra António José Seguro pela liderança do PS, um dia após Ferro Rodrigues ter feito saber que “apoia sempre” o atual presidente da Câmara de Lisboa.

Ontem, a Comissão Política da Federação da Área Urbana de Lisboa (FAUL) aprovou uma moção, por larga maioria, a propor a realização de eleições diretas para o cargo de secretário-geral e um congresso extraordinário.

De acordo com fontes citadas sem identificação pela Lusa, a proposta terá sido apresentada por Marcos Perestrello, o ‘costista’ que preside à FAUL.

A aprovação desta moção, com 67 votos a favor, nove contra e três brancos, levou ao chumbo de uma outra, apresentada pelo grupo ‘segurista’.

As mesmas fontas adiantaram à Lusa que esta segunda moção, que apelava à mobilização dos militantes e simpatizantes para as eleições primárias de 28 de setembro (recolheu 12 votos a favor, 62 contra e cinco brancos), foi apresentada por Eurico Brilhante Dias, membro do Secretariado Nacional do PS.

Ambas as moções foram realizadas por voto secreto, apesar de Maria de Luz Rosinha, ex-presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, ter proposto a contagem por braço no ar, argumentando que não estavam em causa eleições de pessoas para órgãos do partido.

Também segundo as mesmas fontes, que a Lusa citou sem identificar, Marcos Perestrello conseguiu ainda fazer aprovar uma segunda moção a defender a realização dos congressos federativos após as eleições primárias para a escolha do candidato socialista a chefe de governo.

Em destaque

Subir