TV

Grupo de rock esloveno toca ‘Música no Coração’ na Coreia do Norte

Pela primeira vez, um grupo ocidental de rock tocou na Coreia do Norte. A honra coube aos eslovenos Laibach, que assinalaram os 70 anos da libertação da península do domínio japonês com temas do filme ‘Música no Coração’. A banda tem outra atuação agendada.

As montanhas estão vivas com o som da música rock na Coreia do Norte. E, se terminou de ler com a sensação de que estava a cantar algo do filme ‘Música do Coração’, não se admire.

Pela primeira vez, o regime norte-coreano autorizou uma banda de rock ocidental a dar um concerto no país. A honra coube aos eslovenos Laibach, que deixaram em casa o reportório habitual e interpretaram alguns dos temas celebrizados por Julie Andrews no referido filme.

A atuação, que decorreu em Pyongyang, durou à volta de 45 minutos. As cerca de 1500 pessoas presentes foram ao rubro com temas como ‘Edelweiss’, ‘Dó-Ré-Mi’ e ‘As colinas estão vivas’, ou quase…

“O público pareceu gostar. Não era um público a mostrar caras de desconfiança ou confusão”, esclareceu Simon Cockerell, diretor de uma empresa que organizou uma viagem especial para que turistas estrangeiros assistissem ao espetáculo.

“É difícil dizer exatamente quem eram, mas não era um grupo de militares em uniforme ou de oficiais importantes. Todos permaneceram sentados durante todo o tempo e não houve aplausos ou pessoas a cantar, mas isso é o normal nos concertos aqui”, acrescentou o empresário, com a sabedoria de quem já visitou a Coreia do Norte cerca de 150 vezes.

Segundo a Agência France Presse, o público esteve tímido, mas acabou por dar uma resposta acalorada aos Laibach, em especial quando os eslovenos intepretaram ‘Arirang’, uma das mais populares canções norte-coreanas, numa interpretação que levou ao palco um pianista local.

“Imagino que a maioria [dos espetadores] não tivesse ideia do que esperar, mas o espetáculo pareceu ser bem recebido”, concluiu Simon Cockerell.

O grupo, convidado para abrilhantar as comemorações dos 70 anos de libertação da península coreana do domínio japonês (no tempo da II Guerra Mundial), tem ainda um segundo concerto agendado.

https://www.youtube.com/watch?v=8HHuDGqMqcA

Em destaque

Subir