Nas Notícias

Gripe das aves ‘regressa’ com possível surto na Coreia do Sul

gripe_das_avesA gripe das aves andava afastada dos palcos mediáticos, mas voltou à agenda depois da Coreia do Sul ter revelado que pode ter surgido um surto na província de Chungcheong do Sul. Segundo o Ministério da Alimentação, cerca de 450 frangos acusam sinais da doença e dez frangos mortos acusaram positivo nos testes de controlo.

A Coreia do Sul pode estar a enfrentar, presentemente, um surto de gripe das aves. Há dez meses que a doença não dava ‘sinais de vida’ neste país asiático, mas hoje o Ministério da Alimentação, Agricultura, Florestas e Pesca informou que está a analisar uma situação invulgar num aviário e que tudo aponta para que o problema seja real.

Segundo as autoridades citadas pela agência sul-coreana Yonhap, o eventual surto foi detetado ontem domingo numa propriedade agrícola na província de Chungcheong do Sul, na região oeste do país. Nesse aviário, foram cerca de 450 os frangos que apresentaram sintomas da doença, havendo mesmo o registo de 40 aves mortas. Foram realizados testes de controlo e dez desses frangos mortos acusaram positivo.

O Ministério deve conseguir conseguir precisar, amanhã, qual a verdadeira infeção dos frangos e, no caso de ser a gripe das aves, qual a estirpe da doença, sendo que os tipos H5 e H7 são as duas variantes mais propícias à propagação do vírus. Caso seja detetado alguma destas variantes, a Coreia do Sul emitirá uma ordem de isolamento para todas as aves de aviário.

Em destaque

Subir