Desporto

Alargamento para 18 clubes na Liga está a causar polémica

LigadeclubesEstá aprovado. Esta época não há descidas de divisão e a Liga principal do futebol português vai ser alargada a 18 clubes em 2012/2013, aprovou a Assembleia-Geral da Liga. Isto significa que nenhum clube vai descer, juntando-se aos atuais 16 clubes os dois primeiros classificados da Liga Orangina. Mas esta decisão não é pacífica no seio de alguns clubes.

A Assembleia-Geral da Liga aprovou o alargamento na próxima temporada de 16 para 18 clubes. A votação foi renhida, tendo sido aprovada a proposta com 23 votos a favor, 21 contra e 2 abstenções.

Assim, ficou definido que sobem os dois primeiros classificados da Liga Orangina, que se juntam aos 16 que ficam desta época para compor o lote de 18 clubes.
No que respeita ao segundo principal escalão (Liga de Orangina) também não vai haver lugar a despromoções, completando o lote de 14 equipas duas equipas da II Divisão B e mais as seis equipas B, num total de 22 equipas.

Apesar de ter sido aprovada, a decisão está longe de ter consenso. Vários clubes, nomeadamente Nacional da Madeira e Sporting, consideram ilegal e vão, por isso, impugnar.

Rui Alves quer que clubes que votaram contra se juntem para impugnar esta decisão. Para além do Nacional, também o Sporting votou contra a decisão e o FC Porto votou contra o alargamento, de imediato. O dirigente madeirense espera também que a Federação e, se for preciso, o Conselho Nacional do Desporto reprovem esta medida.

No final da Assembleia-Geral, Mário Figueiredo, presidente da Liga de Clubes revelou que existia uma outra proposta, movida pelos clubes da Liga Orangina, e que consistia na subida dos quatro primeiros classificados deste escalão.

No entanto, o facto da proposta de não haver descidas ter sido apresentada primeiro inviabilizou a outra.

Por outro lado, o alargamento para 18 clubes tem de ser, ainda, aprovado em sede de Federação Portuguesa de Futebol para se tornarem homologados, sendo que a decisão final da Assembleia-Geral da Liga de Clubes não é definitiva.

Em destaque

Subir