Nas Notícias

Greve dos enfermeiros: Adesão ao turno a noite foi de 87 por cento

José de Azevedo, presidente do Sindicato de Enfermeiros (SE), adiantou que a adesão à greve foi de 87 por cento no turno da noite, esperando que o número venha a subir nesta quarta-feira.

Em declarações à agência Lusa, o sindicalista explica: “Ainda estamos a obter alguns dados, mas tudo aponta para uma adesão de 86/87 por cento relativamente ao turno da noite, que teve início às 00:00. Contudo, a nossa perspectiva é a de que este número venha a subir ao longo do dia de hoje.”

Relativamente ao segundo dia de greve, esta terça-feira, José de Azevedo destacou que a adesão à paralisação foi de 87/88 por cento.

No que diz respeito à reunião desta terça-feira entre o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) e o ministro da Saúde, que terminou sem conclusões, o sindicalista voltou a afirmar que são “manobras de diversão”. Ficou agendada nova ronda de negociações para quinta-feira.

“Tal como havia dito na terça-feira, esta reunião ajuda as pessoas a perceber que se trata apenas de manobras de diversão”, disse José de Azevedo.

A reunião aconteceu no segundo dia de greve, que decorrerá até sexta-feira, contra a recusa do Ministério da Saúde em aceitar a proposta de atualização gradual dos salários e de integração da categoria de especialista na carreira.

O primeiro dia de paralisação, que teve uma adesão de 85 por cento, ficou marcado pelas várias manifestações em frente a alguns dos principais hospitais portugueses, nomeadamente no Porto, Coimbra e Lisboa.

Em destaque

Subir