Mundo

Grécia: Hoje há greve geral, a primeira deste ano, contra a austeridade e o Governo de Samaras

grecia praca syntagmaA Grécia volta a sair à rua em protesto contra a austeridade e o governo liderado por Samaras. A greve geral, a primeira em 2013, foi convocada pelos sindicatos GSEE e ADEDY e é liderada pelo Syriza, o principal partido da oposição. Os gregos estão pelo sexto ano consecutivo em recessão.

A recessão continua sem fim à vista na Grécia, que hoje sai à rua na primeira greve geral deste ano. Contra a política de austeridade de um Governo de três partidos liderado por Samaras, os dois principais sindicatos helénicos (GSEE, do setor privado, e ADEDY, do público) juntam-se ao principal partido da oposição, o Syriza, para contestar “as medidas antissociais e ineficazes e contra os trabalhadores de um Governo autoritário”.

A greve geral promete paralisar o país. Vários voos foram cancelados, assim como as ligações marítimas entre as ilhas, e quase todos os organismos públicos indispensáveis, como os hospitais, estão a cumprir serviços mínimos. Os transportes públicos terrestes estão a funcionar, mas com paragens ‘estratégicas’ planeadas pelos trabalhadores.

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir