Nas Notícias

Governo estima poupar 700 milhões com os cortes nas pensões

helder rosalinoSegundo estimativas do Governo, a Caixa Geral de Aposentações (CGA) vai poupar 700 milhões de euros com os cortes nas pensões. A este valor soma-se um aumento das contribuições por parte da entidade empregadora pública. Assim, ficam nos cofres da CGA, anualmente, mais 1,1 milhões de euros.

O Governo estima poupar 700 milhões com os cortes nas pensões, medida que foi hoje discutida com os sindicatos. Segundo Hélder Rosalino, secretário de Estado da Administração Pública, a CGA vai também aumentar as receitas com os aumentos das contribuições das empresas públicas.

“Esta proposta de redução da despesa por via da correção do valor das pensões que estão em pagamento tem que ser somada ao aumento das contribuições que passam a ser exigidas à entidade empregadora pública e que levarão a que o nível de insuficiência que a Caixa Geral de Aposentações apresenta anualmente tenha uma redução na ordem de 1,1 mil milhões de euros”, revelou Hélder Rosalino, citado pela TSF.

O executivo de Passos Coelho pretende aplicar um corte de 10 por cento nas pensões, medida que está a ser discutida com os sindicatos e que merece o ‘chumbo’ de toda a oposição.

O Governo decidiu avançar com este corte para “corrigir trajetória da insustentabilidade da Caixa Geral de Aposentações”, segundo Hélder Rosalino, que afirma, no entanto, que esta redução nas pensões “não resolve completamente o problema”.As negociações entre Governo e sindicatos chegaram ao fim.

Em destaque

Subir