Nas Notícias

Governo elimina feriados do 5 de Outubro e 1 de Dezembro na proposta aos parceiros sociais

alvaro_santos_pereiraTitular da pasta da Economia revelou que o Governo vai propor aos parceiros sociais o fim dos feriados do 5 de Outubro e do 1.º de Dezembro. O executivo decidiu “preservar o 10 de Junho”, porque, segundo Álvaro Santos Pereira, “deve ser mantido, para que se reforce o orgulho de ser português”.

O Governo decidiu acabar com os feriados que assinalam a Proclamação da República Portuguesa (5 de Outubro) e a Restauração da Independência (1 de Dezembro). Esses são os feriados que o executivo vai propor aos parceiros sociais.

Álvaro Santos Pereira justificou ainda os motivos que levaram o Governo a não acabar com a celebração do 10 de Junho: “É uma data que tem de ser preservada, para reforçarmos o orgulho de ser português”.

O ministro da Economia afirmou que “não havia alternativas” às datas escolhidas. O 5 de Outubro e o 1.º de Dezembro foram os únicos feriados que o Governo conseguiu encontrar no calendário.

Na próxima semana, será realizada uma reunião com os parceiros sociais, tendo em vista a discussão e oficialização das mudanças à lista de feriados eliminados do mapa.

Em destaque

Subir