Tecnologia

Governo cria portal para consulta de multas online

gnr pascoa 1Site vai permitir recolher toda a informação acerca da contraordenação, a partir daquelas que são consideradas graves. Objetivo principal é simplificar processos de pagamento das coimas.

A partir de janeiro de 2013, os portugueses vão passar a ter à disposição um novo portal onde poderão consultar toda a informação das contraordenações que cometerem.

Segundo o DN, que cita a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, vão estar online todos os dados acerca das infrações, como data, local, autoridades envolvidas e até fotografias das mesmas.

O objetivo principal é facilitar os processos neste tipo de situações. Segundo a mesma fonte, uma multa de trânsito demora, em média, seis meses até ser paga. A ideia do governo é reduzir essa duração para apenas três.

O acesso à informação pelos condutores no novo portal poderá ser efetuada a partir da utilização do cartão de cidadão, que servirá como certificado para identificar cada infrator.

Além disso, esta nova plataforma vem também facilitar a vida às autoridades, que passam a poder aceder aos dados de cada condutor na hora.

Segundo o Sapo Tek, o objetivo passa ainda por fornecer o máximo de informação a cada infrator de modo a diminuir a existência de dúvidas e consequentes chamadas telefónicas para os serviços.

O novo portal estará disponível já em janeiro de 2013 e terá apenas informações de contraordenações graves ou muito graves.

Em destaque

Subir