Tecnologia

Google em vias de chegar a acordo com UE em processo sobre abuso de poder

google3Gigante da Internet compromete-se a mudar as suas políticas em alguns serviços, no sentido de colocar a concorrência no mesmo patamar. Bruxelas estuda atualmente as novas propostas e o acordo está bem encaminhado.

A Google apresentou a Bruxelas esta semana uma série de propostas onde se compromete a mudar práticas internas. Em causa, está um processo iniciado em 2010 por parte da Comissão Europeia contra a empresa norte-americana.

Na altura, várias companhias concorrentes acusavam a criadora do maior motor de busca do mundo de favorecer os seus próprios serviços, inclusive mesmo até nos próprios resultados das pesquisas efetuadas pelos utilizadores, a partir do Google.

Agora, passados dois anos, a norte-americana procura serenar os ânimos e compromete-se mesmo com a Comissão Europeia em mudar algumas práticas internas, de modo a colocar-se a si, assim como toda a concorrência na Internet, no mesmo patamar.

Antoine Colombani, responsável europeu, deixa antever um possível acordo para breve: “O que a Google apresentou pode servir como um bom início para o fim do processo”, afirma. Já um porta-voz de Joaquin Alunia, responsável da UE em questões de concorrência, sublinha que os primeiros passos estão dados, seguindo-se agora a continuação das negociações entre as duas partes.

Entre os protestos da concorrência, estão más práticas levadas a cabo pela empresa norte-americana que as terá usado para a obtenção de lucros publicitários na Internet.

Em destaque

Subir