Tecnologia

Google acusada de espiar utilizadores do Safari da Apple

safari_1O caso está já envolvido em muita polémica e mais uma vez duas gigantes da Internet chocam. A informação é avançada pelo Wall Street Journal, que afirma que a norte-americana proprietária do motor de pesquisa mais conhecido do mundo utilizou um código especial para recolher informações sobre hábitos dos utilizadores.

Para já, a nível técnico, pouco se sabe quanto ao eventual código utilizado pela Google. Ao que tudo indica, e segundo o Wall Street Journal, o mesmo entrava em funcionamento caso o utilizador estivesse a aceder à Internet a partir do Safari, o navegador da Apple, que é conhecido pelas suas fortes proteções no que toca a privacidade.

Segundo a mesma fonte, este código utilizado pela Google e por outras empresas tinha como objetivo recolher informações sobre o hábito dos utilizadores, aplicando depois essas mesmas em questões relacionadas com publicidade online.

Para já, a Apple, criadora do Safari, não fez qualquer comentário ao caso. Já a Google afirma que o jornal em questão descredibiliza o que aconteceu. Em comunicado, a gigante do maior motor de busca do mundo diz que apenas utilizou cookies, e que estes não armazenam qualquer informação pessoal.

O Wall Street sublinha que esta suposta ‘espia’ por parte da Google foi feita a utilizadores Apple, tanto em Mac como em sistemas móveis, como o iPhone.

Em destaque

Subir