Mundo

George Ferris, criador da roda-gigante, homenageado com google doodle em dia de São Valentim

O homenageado de hoje com um google doodle cria a roda-gigante de Chicago em 1893, na exposição mundial. A roda-gigante de Ferris foi o desfecho de um desafio lançado aos engenheiros norte-americanos, para conceber um monumento para a feira que superaria a Torre Eiffel, a grande estrutura da Exposição Internacional de Paris de 1889.

Pediu-se um monumento “ousado e original”. George Ferris respondeu ao desafio com uma proposta ousada e original: uma roda-gigante, a partir do qual os visitantes conseguiriam ver toda a exposição de Chicago. Convenceu a comissão organizadora e criou um autêntico monumento, que se difundiu por diversos locais do mundo.

A roda-gigante de Ferris – hoje, com caráter interativo no motor de busca da Google – custou na altura 400 mil dólares. A roda era composta por 36 espaços para os visitantes, cada um equipado com 60 cadeiras giratórias, permitindo uma capacidade total de 2160 pessoas.

Quando a feira abriu, transportou cerca de 38 mil passageiros por dia. A invenção de George Ferris foi um sucesso tremendo, transportando 2,5 milhões de passageiros antes de ser demolida, em 1906.

Gerou 750 mil dólares de lucro, mas gerou uma disputa entre Ferris e os organizadores da feira. George Ferris acusou-os de o terem roubado, num processo que se arrastou nos tribunais durante dois anos.

Ferris morreu jovem, com 37 anos, a 22 de novembro de 1896, em Pittsburgh, na Pensilvânia, vítima de febre tifóide. As suas cinzas permanecem num crematório de Pittsburgh. Hoje, um google doodle interativo recorda a criação da roda-gigante, com uma homenagem ao seu criador, em dia de namorados.

Hoje é Dia de São Valentim, assinalado em diversos países do mundo como o Dia dos Namorados, que remonta ao antigo Império Romano, em que se comemorava o Festival do Amor de Afrodite. A 14 de fevereiro, festeja-se o amor, recordando São Valentim, o bispo que casou secretamente…

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir