Nas Notícias

Genéricos: Farmácias acusam bastonário da Ordem dos Médicos de “folclore”

medicamentoPresidente da Associação Nacional de Farmácias acusa Ordem dos Médicos de se imiscuir em assuntos que não lhe dizem respeito, ao sugerir a redução dos preços dos genéricos. “Cada macaco no seu galho”, refere João Cordeiro.

Para João Cordeiro, a proposta da Ordem dos Médicos tendo em vista a diminuição do preço dos comprimidos genéricos não faz sentido, na medida em que “assuntos económicos” não devem fazer parte da agenda dos médicos.

“Um ditado popular refere ‘cada macaco no seu galho’. Penso que se aplica muito bem nesta questão. E é o que proponho à Ordem dos Médicos, que devem estar preocupados com os seus problemas”, defendeu o presidente da Associação Nacional de Farmácias.

João Cordeiro não entende esta posição da instituição presidida por José Manuel Silva, que deverá ter “muitas outras preocupações”, na área da Saúde (fora do âmbito dos genéricos), em assuntos que realmente “lhe dizem respeito”.

A Ordem dos Médicos, ao apontar o caminho da baixa de preço dos medicamentos de marca branca, nas farmácias, revela uma posição de “puro folclore”, segundo João Cordeiro.

Visão diferente tem o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, que também defende a redução do preço dos genéricos.

Recorde-se que José Manuel Silva apresentará ao Ministério da Saúde uma proposta que tem em vista a redução do custo dos genéricos. O bastonário da Ordem dos Médicos não entende porque tarda esta medida.

“Custa-nos entender que interesses estão a impedir que todos os genéricos sejam marcados com o mesmo preço: o mais baixo”, dissera José Manuel Silva.

Em destaque

Subir