Economia

Gás de botija: Preço de referência ponderado pelo Governo

botijas gasgas botijaO Governo pode vir a definir o preço de referência de uma botija de gás. A Deco já alertara para as diferenças que, entre Portugal e Espanha, chegam a superar os dez euros. O preço do gás em botija caiu 25 por cento ao nível mundial, mas não tem sido alterado em Portugal.

O Governo pode vir a colocar alguma ordem no mercado do gás em botija. Para acabar com as assimetrias de preço a nível regional, o executivo poderá ditar um valor de referência, embora acima do praticado em Espanha.

A notícia, hoje avançada pelo Correio da Manhã, surge depois de um estudo da associação de defesa dos consumidores Deco ter descriminado as várias parcelas da formação do preço e ter encontrado, entre os valores praticados em Portugal e Espanha, uma diferença de dez euros sem justificação.

O mesmo jornal cita um estudo da Direção Geral de Energia, também sobre os preços, que apresenta uma diferença assinalável entre Portugal e Espanha: a mesma botija de gás, de 13 quilos, custa em média 27 euros cá, mas não passa dos 16 do outro lado da fronteira.

O mesmo relatório demonstra que os preços do propano e do butano caíram, nos últimos três meses, cerca de 25 por cento nos mercados internacionais. Porém, os preços em Portugal mantiveram-se iguais.

A Deco, depois de ter protestado contra a existência de uma parcela não explicada na formação do preço da botija, alerta hoje para outro problema: os consumidores estão a pagar por gás que não consomem.

“Numa botija de gás butano, existem sempre cerca de 300 gramas de gás que são devolvidos à marca, mas se for usada num esquentador a quantidade de gás que não é queimado e volta para a marca ronda os três quilos”, salienta a associação, em comunicado.

Contabilizando estes desperdícios, a Deco estima que cada consumidor, gastando em média uma botija por mês, pode estar a ‘devolver’ à marca 72 euros por ano, o que daria para comprar quase três botijas.

Em destaque

Subir