Apresentações/Novidades

Novo Land Rover Discovery vai mesmo avançar para 2015

DiscoveryConcept015DiscoveryConcept015 1O popular modelo da Land Rover teve luz verde para avançar com a sua nova geração, que entrará em produção no próximo ano. Um modelo que se baseia no ‘concept’ Vision (fotos) apresentado no recente Salão Automóvel de Nova Iorque.

Denominado Discovery Sport, o novo modelo irá substituir o atual LR2, que verá o seu fim de linha brevemente, sendo perceptível uma clara evolução estética do Freelander, mas com alguns traços ao desportivo Evoque.

Segundo a marca, o novo modelo apresenta uma linguagem de design dinâmica e características únicas de versatilidade e capacidade, estreanto também tecnologias pioneiras desenvolvidas pela divisão de investigação avançada da Jaguar Land Rover.

Não é crível que o novo Discovery Sport tenha portas traseiras de abertura invertida, como o ‘concept’ Vision apresentado em Nova Iorque, nem que o seu interior seja tão futurista quanto o do protótipo revelado no certamente americano.

DiscoveryConcept015 2Contudo, e em plena era digital, muitos dos pormenores encontrados no Vision deverão mesmo ser incorporados no Discovery Sport. É o caso da reconfiguração dos bancos, que se dobram ou deslizam para a frente e para trás, transformando a sua configuração de sete para seis, cinco ou mesmo quatro lugares.

No caso do Vision os comandos são operados a partir do ecrã tátil no painel de bordo, mas não é certo que tal aconteça no modelo a comercializar a partir do próximo ano.

O ‘head-up display’ com capot transparente proporciona uma panorâmica desimpedida do piso imediatamente melhorando a visibilidade do condutor. E em condições mais difíceis imagens podem ser projetadas no pára-brisas.

Outro pormenor interessante do protótipo apresentado em Nova Iorque são as malas interiores amovíveis integradas nas portas de uma forma impercetível, enquanto a bagageira incorpora um componente com abertura elétrica em conjunto com um degrau traseiro articulado e um assento traseiro escamoteável, criando uma plataforma flexível. Quando recolhido o degrau traseiro pode ser também utilizado como suporte de bicicletas.

DiscoveryConcept015 3Os faróis do ‘concept’ Vision fornecem também uma pista para o sistema de iluminação do futuro Discovery Sport, incorporando diodos de laser em combinação com as luzes diurnas em LED. Um sinal do que será a tendência da indústria automóvel nesta área.

Em destaque

Subir