Tecnologia

Garfo avalia o modo como comemos e envia alertas para maus hábitos alimentares

garfo inteligenteChama-se ‘Hapifork’, é um garfo inteligente e foi apresentado no CES’2013, em Las Vegas. Está equipado com sensores, capazes de monitorizar a alimentação, avaliando a rapidez com que se come e a quantidade de alimento ingerido. Chega ao mercado em abril e custará cerca de 70 euros.

A quantidade de comida ingerida, a rapidez com que repetimos o gesto de colocar o garfo na boca e os erros que cometemos enquanto nos alimentamos podem ser avaliados com o Hapifork, um garfo inteligente equipado com sensores.

Graças a este utensílio futurista, comer bem e com regra está nas nossas mãos, literalmente. O garfo apresentado no Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, envia alertas – vibrações, luzes que piscam – sempre que deteta um comportamento alimentar nefasto. O Hapifork baseia-se nos movimentos do ser humano e na quantidade de comida determinando uma disciplina alimentar, que sempre que é quebrada emite avisos.

O garfo, desenvolvido pela empresa Hapilabs, não tem fios e poderá enviar os dados que recolhe para uma aplicação, onde se estabelece um programa de reeducação alimentar. O objetivo é prestar apoio em pessoas com excesso de peso, ou outros problemas relacionados com má alimentação.

“A maioria das pessoas come demasiadamente depressa e não tem noção de que esse comportamento não é saudável, provoca problemas de digestão e, por inerência, aumento do peso”, explica ao Daily Mail, Andrew Carton, presidente da Hapilabs.

O garfo inteligente deve estar disponível para comercialização a partir de abril e terá um preço que ronda os 70 euros.

Em destaque

Subir