Nas Notícias

Gaia: PGR confirma inspeção, Menezes sente “revolta” com “a infâmia”

luis filipe menezes “Vastos documentos” da Câmara de Gaia, referentes à gestão de Luís Filipe Menezes, estão a ser analisados. A confirmação foi dada pela Procuradoria-Geral da República, já depois do ex-autarca ter escrito que sentiu “revolta” ao ler a notícia de que está a ser investigado por corrupção.

A gestão de Luís Filipe Menezes na Câmara de Gaia está mesmo a ser investigada, assim como as contas das empresas municipais GaiAnima e Águas de Gaia. A confirmação foi dada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no dia em que o Correio da Manhã noticia que o ex-autarca está a ser investigado por suspeitas de corrupção no enriquecimento pessoal.

Em causa, segundo o CM, estão as “divergências de milhões entre o que possui e declara” a nível fiscal, assim como um eventual financiamento da campanha autárquica no Porto com verbas públicas do município gaiense.

A notícia deixou Menezes “com revolta e perplexidade”, como o próprio escreveu no Facebook, mas a PGR já adiantou que está mesmo a analisar “vastos documentos” referente à gestão da autarquia e das empresas municipais durante a presidência do social-democrata.

Numa resposta enviada por escrito à Lusa, a PGR confirmou as investigações e mais não disse, pois “a matéria objeto de notícias hoje publicadas encontra-se em investigação e está em segredo de justiça”.

Contudo, o texto salienta também que “até ao momento não foram constituídos arguidos”.

Da parte da Câmara de Gaia, agora presidida por um socialista (Eduardo Vítor Rodrigues), saiu a confirmação de que a Polícia Judiciária (PJ) fez buscas a “vastos documentos” da autarquia e das duas empresas municipais.

“A Câmara de Gaia foi alvo de uma inspeção do Tribunal de Contas iniciada em abril de 2013”, acrescentou ainda a mesma fonte da autarquia, não identificada pela Lusa, acrescentando que não se sabe se foi “fruto dessa inspecção” que “foram feitas entretanto buscas pela PJ a vastos documentos da Câmara de Gaia, Águas de Gaia e Gaianima, relativos ao mandato anterior”.

A mesma fonte disse ainda que Eduardo Vítor Rodrigues terá dado instruções para que não haja comentários do município sobre o caso, “em respeito do bom nome das pessoas e do segredo de justiça”.

O principal visado, Luís Filipe Menezes, até ao momento só reagiu através do Facebook, onde escreveu que desconhece “completamente a infâmia” hoje publicada pelo CM.

Manifestando sentir-se “com revolta e perplexidade”, o ex-autarca escreveu ainda que pretende acionar “todos os meios que o Estado de Direito tem à sua disposição” para se defender dessa “infâmia”.

Em destaque

Subir