Mundo

Fukushima: Parque eólico já dá energia ao largo da central nuclear

japao turbina 210japao turbina bigO Japão inaugurou ontem o parque eólico de Fukushima, em frente à central nuclear destruída pelo tsunami de 2011. A primeira turbina já está a trabalhar para abastecer com energia a TEPCO, a empresa responsável pelo desmantelamento da unidade nuclear.

O Japão colocou ontem a funcionar a primeira turbina flutuante do parque eólico de Fukushima, construído ao largo da central nuclear destruída pelo tsunami de março de 2011. A inauguração contou com o vice-ministro da Economia, Comércio e Indústria, que destacou o simbolismo da aposta numa “nova fonte de energia, uma energia renovável”.

“O Governo tem por missão garantir que o projeto é um sucesso”, garantiu o governante, depois de evocar as vítimas do acidente nuclear. Depois do tsunami destruir a central de Fukushima, o Japão desligou os 54 reatores nucleares que asseguravam 30 por cento das necessidades energéticas do país.

O empreendimento resulta de um consórcio que envolve dez empresas e a Universidade de Tóquio e vai abastecer a Tokyo Electric Power (TEPCO), a mesma empresa que gere o desmantelamento da central nuclear e que tem sido notícia pelas várias descargas de água contaminada com radioatividade no mar. O parque eólico vai começar a produzir 2000 quilowatts (kW) de energia elétrica, mas cada turbina tem capacidade para gerar 7000 kW.

Até março de 2015, as autoridades nipónicas querem construir mais duas turbinas, mas o plano japonês para a energia eólica é ambicioso: até 2016, o Japão pretende ter pelo menos 140 turbinas a funcionar. A que foi inaugurada ontem, cujas pás têm 80 metros de comprimento, está localizada a cerca de 20 quilómetros da costa, perto da cidade de Naraha.

Em destaque

Subir