Fórmula 1

Fórmula 1: Toro Rosso revela STR9 nas boxes de Jerez de La Frontera

ToroRosso2014 1ToroRosso2014 600A Toro Rosso só revelou o seu novo monolugar para o Campeonato do Mundo de Fórmula 1 de 2014 em Jerez de La Frontera, onde nos próximos dias decorrerão os primeiros testes de pré-temporada. E pelo que se percebeu o STR9 segue a tendência dos restantes novos F1, possuindo também um ‘nariz’ bastante bizarro.

O carro, que será guiado este ano por Jean-Eric Vergne e Daniil Kvyat, caracteriza-se por flancos muito estreitos e um design de asa dianteira muito semelhante em desenho ao apresentado por Ferrari e Lotus, ainda que o ‘nariz’ se aproxime mais da solução escolhida pela McLaren no MP4-29.

O projeto foi supervisionado por James Key, técnico que tão bons resultados conseguiu no passado com a Force India, e que teve de ter em atenção as novidades regulamentares e o facto de incluir um motor completamente novo – o Renault V6 1.6 Turbo –  e as novas unidades de armazenamento de energia.

ToroRosso2014 2 600

“Tivemos que projetar um novo nariz, novos flancos e novas asas. Nunca antes tínhamos começado tão cedo um projeto. Os flancos são maiores do que os do ano passado, pois tivemos que encontrar espaço para os radiadores. A equipa fez um bom trabalho para coloca-los sem perder o desempenho aerodinâmico”, explicou Key.

“A temporada de 2015 será muito interessante sob muitos pontos de vista. E chamo-lhe um ano de nova estratégia. Nunca tínhamos trabalhado tanto como agora na conceção do STR9. A equipa esteve na fábrica até às duas horas da manhã para terminá-lo. Mas conseguimo-lo”, afirmou por sua vez Franz Tost, o diretor desportivo da Toro Rosso.

Jean-Eric Vergne será o primeiro piloto a experimentar o novo monolugar, rodando já esta terça-feira na pista de Jerez de La Frontera, onde deverá conviver com alguns dos novos F1 já apresentados.

Em destaque

Subir