Fórmula 1

Fórmula 1: Lotus e Renault trabalham para recuperar tempo perdido

renaultf1 2014 1renaultf1 2014 600A Lotus e a Renault estão a trabalhar a contra-relógio para recuperar o tempo perdido com os problemas sentidos durante os testes de pré-temporada em Jerez de La Frontera. Enquanto a equipa de Enstone efetuou um teste de uma centena de quilómetros, a marca francesa trabalhou numa série de atualizações ao seu motor turbo V6 de Fórmula 1.

Na pista espanhola o novo propulsor da Renault tinha completado apenas 151 voltas no dorso dos Red Bull, Toro Rosso e Caterham, antes dos problemas de controlo de tração e operacionalidade dos sistemas de energia sentidos.

Agora, foi possível à Lotus fazer um teste com uma extensão que deixa os responsáveis da marca do losango mais confiantes. “Os objetivos básicos eram apoiar a Lotus com uma configuração da unidade de energia e operacionalidade para permitir que os sistemas de controlo e operação básicos do carro funcionassem”, explicaram responsáveis da Renault.

“A configuração da unidade de energia mais recente foi implantada sem problemas de confiabilidade, permitindo à Lotus completar o máximo de quilómetros num dia. As atualizações incluíam alterações menores de ‘hardware’, correções de vírus e melhorias no ‘software’ de calibração”, refere ainda o construtor francês em comunicado.

“Deve-se ressaltar que nenhum desenvolvimento foi procurado durante as filmagens, conforme estipulado no regulamento desportivo. Em vez disso as atualizações foram testadas em banco de ensaios em Viry”, acrescentou a Renault.

O Lotus E 22 utilizado por Pastor Maldonado rodou na sexta-feira passada, mas o venezuelano não fez mais do que uma volta, para no dia seguinte conseguir completar 22 voltas – mais uma do que a que a Red Bull deu em Jerez.

Em destaque

Subir