Fórmula 1

Fórmula 1: Lotus confirma Kovalainen nos últimos dois grandes prémios do ano

KovalainenLotus 1KovalainenLotus 600A Lotus anunciou que Heikki Kovalainen será o substituto de Kimi Raikkonen nos dois últimos grandes prémios de Fórmula 1 da temporada – devido à intervenção cirúrgica à costas de que vai ser alvo ‘Ice Man’ –, confirmando assim rumores nesse sentido surgidos nos últimos anos.

Causou alguma surpresa esta escolha, não apenas pelo facto da Lotus ter um terceiro piloto para estas ocasiões – o italiano Davide Valsecchi – mas também por Kovalainen estar ligado a outra equipa, a Caterham, também como piloto de reserva.

No entanto para o diretor da equipa Lotu  pesou a maior experiência de Heikki Kovalainen, antigo piloto da McLaren, como faz questão de explicar: “Por um lado tínhamos o nosso piloto de reserva, Davide Valsecchi, que é um jovem talentoso, e por outro a oportunidade de trazer um piloto experiente na F1 como é o Heikki”.

“Temos toda a fé na capacidade de Davide, mas estamos envolvidos na luta renhida do campeonato de construtores, por isso foi decidido que a experiência de Heikki poderia trazer para a equipa seria inestimável, pois queremos terminar o ano na melhor posição possível. Devemos agradecer a Tony Fernandes (patrão da Caterham) por permitir que Heikki se junte a nós para as corridas finais desta temporada”, acrescenta Eric Boullier.

Já Kovalainen, que disputa este fim-de-semana a sua primeira corrida de Fórmula 1 desde o Grande Prémio do Brasil de 2001, mostrou-se radiante com este convite: “É uma oportunidade fantástica. Já vimos este ano que o Lotus E21 é um carro que pode vencer corridas e terminar no pódio, por isso vou fazer tudo para obter os melhores resultados possíveis.

“Ir guiar um carro tão competitivo no final do ano, quando não corremos durante toda a temporada, vai ser um desafio, mas eu conheço bem a equipa, por isso não tenho preocupações quanto a ser rápido. Gostaria de agradecer a Tony Fernandes e à Caterham por me permitir tirar partido desta oportunidade”, acrescentou o piloto finlandês.

Em destaque

Subir