Fórmula 1

Fórmula 1: Lewis Hamilton vence em Monza e ganha terreno a Nico Rosberg

HamiltonItalia214HamiltonItalia214 600Lewis Hamilton venceu o Grande Prémio de Itália de Fórmula 1, que este domingo se realizou no circuito de Monza, batendo o seu companheiro de equipa na Mercedes, Nico Rosberg, a quem ganhou terreno no campeonato.

Embora partindo da ‘pole position’, Hamilton arrancou mal. O que foi de imediato aproveitado por Rosberg, que a partir daí procurou afastar-se da concorrência, tanto mais que o seu companheiro de equipa caiu para a quarta posição.

Segundo os responsáveis da Mercedes o mau arranque de Lewis Hamilton deveu-se a problemas com o sistema de partida do seu monologar, mas depois deste contratempo o inglês rapidamente se lançou ao ‘assalto’ da frente da corrida.

Depressa Hamilton se colocou atrás do seu companheiro de equipa, e pouco depois da paragem nas boxes foi-se aproximando de Rosberg, que sob pressão acabaria por cometer um erro na primeira chicane de Monza, seguindo em frente pela escapatória e permitindo ao inglês passar para o comando que manteve até final.

MassaItalia214 600Atrás dos dois pilotos da Mercedes, Felipe Massa fez uma prova quase solitária, ainda que nas primeiras voltas tenha encontrado uma forte resistência por parte de Kevin Magnussen, autor de uma largada fulgurante.

Depois de várias tentativas o brasileiro da Williams conseguiu ultrapassar o dinamarquês da McLaren, e a partir daí geriu a sua corrida alcançado um merecido pódio. O seu melhor resultado numa temporada que tem sido bastante complicada.

Por contraste, Valtteri Bottas teve mais dificuldades que o seu companheiro de equipa, pois partiu mal, perdeu diversas posições até à primeira chicane e depois foi obrigado a um ‘forcing’ para recuperá-las ao longo do resto da corrida.

A maior velocidade de ponta do Williams seria uma aliada do finlandês, que acabaria por chegar à quarta posição no último terço da corrida. Não sem uma grande resistência por parte de Magnussen, que chegou a valer uma penalização de cinco segundos ao dinamarquês.

Não obstante cortar a meta no sétimo posto, o nórdico da McLaren seria classificado no 10.º lugar por via da penalização. De qualquer forma também não conseguiu resistir em pista ao maior andamento dos Red Bull, sobretudo de Daniel Ricciardo.

RicciardoItalia214 600O australiano, vencedor do recente Grande Prémio da Bélgica, rodava no 11.º lugar no final da primeira volta, mas o andamento imposto ao longo da corrida e uma boa estratégia acabaria por ‘salvar’ a sua prova, que terminou no top cinco, após grandes ultrapassagens, a última das quais ao seu companheiro de equipa Sebastian Vettel.

Embora realizando um bom começo de corrida, em que conseguiu superiorizar-se a Fernando Alonso, o campeão do mundo nunca se mostrou capaz de acompanhar o andamento dos Williams. E isso explica em boa parte o sexto lugar final de Vettel.

Pior mesmo foi o dia da Ferrari, que na sua pista viu Fernando Alonso abandonar após um começo de corrida bastante apagado. E nem a nona posição final de Kimi Raikkonen consegue mitigar a frustração no seio da equipa de Maranello.

Classificação

1.º Lewis Hamilton (Mercedes) 1h19m10,236s

2.º Nico Rosberg (Mercedes) + 3,175s

3.º Felipe Massa (Williams) + 25,026s

4.º Valtteri Bottas (Williams) + 40,786s

5.,º Daniel Ricciardo (Red Bull) + 50,309s

6.º Sebastian Vettel (Red Bull) + 59,965s

7.º Sergio Perez (Force India) + 1m02,518s

8.º Jenson Button (McLaren) + 1m03,063s

9.º Kimi Raikkonen (Ferrari) + 1m03,535s

10.º Kevin Magnussen (McLaren) + 1m06,171s

Em destaque

Subir