Fórmula 1

Fórmula 1: Lewis Hamilton vence em Espanha e lidera campeonato

HamiltonEspanha214F1espanha214 600Lewis Hamilton assumiu a liderança do campeonato do Mundo de Fórmula 1 ao vencer este domingo o Grande Prémio de Espanha. O inglês da Mercedes, que arrancou da ‘pole position’, não teve uma prova fácil, sobretudo nas últimas voltas, cortando a meta com o seu colega de equipa Nico Rosberg ‘colado’ à traseira do seu monolugar.

Depois de ter arrancado bem e assumido o comando da corrida mal foi dada a partida, Hamilton controlou os acontecimentos, mantendo-se na liderança mesmo após as duas paragens nas boxes para troca de pneus.

Contudo a utilização da mistura de borrachas mais macia da Pirelli no último terço da prova obrigou o inglês a levantar o pé e permitir a rápida aproximação de Rosberg, cuja segunda posição não evitou a perda do comando do campeonato.

RicciardoEspanha214 600Os pilotos da Mercedes fizeram uma prova completamente à parte da concorrência, nomeadamente de Daniel Ricciardo, que assumiu a terceira posição logo após as primeiras paragens nas boxes. A partir dessa altura o australiano da Red Bull realizou uma prova solitária.

Já para Sebastian Vettel a corrida foi bem mais atribulada, já que sentiu problemas no seu RB10 no momento da largada e perdeu várias posições. Depois o campeão do Mundo encetou uma grande recuperação que o levou até ao quarto posto, que conquistou perto do final da prova quando deixou para trás Valtteri Bottas.

O finlandês da Williams teve um excelente começo de corrida, pois arrancando do quarto lugar da grelha conseguiu chegar ao terceiro posto na primeira curva, mantendo a posição até às primeiras paragens nas boxes. Depois o FW36 não permitiu a Bottas resistir ao superior andamento do Red Bull de Vettel.

AlonsoEspanha214 600Mesmo assim a quinta posição foi um grande resultado para o nórdico, já que conseguiu deixar atrás de si os dois pilotos da Ferrari, que rodaram quase sempre juntos. Nas últimas voltas Fernando Alonso deu motivos de alguma satisfação aos adeptos espanhóis ao ultrapassar Kimi Raikkonen.

Merece destaque a prova de Romain Grosjean, sobretudo pelo que fez na primeira parte da corrida, quando chegou a rodar entre os cinco primeiros superiorizando-se aos Ferrari. Depois o Lotus perdeu eficácia e o francês teve de se contentar com o oitavo lugar final.

Classificação

1.º Lewis Hamilton (Mercedes) 1h41m05,155s

2.º Nico Rosberg (Mercedes) + 0,636s

3.º Daniel Ricciardo (Red Bull) + 49,014s

4.º Sebastian Vettel (Red Bull)  + 1m6,702s

5.º Valtteri Bottas (Williams) + 1m19,293s

6.º Fernando Alonso (Ferrari) + 1m27,743s

7.º Kimi Raikkonen (Ferrari) + 1 volta

8.º Romain Grosjean (Lotus) + 1 volta

9.º Sergio Perez (Force India) + 1 volta

10.º Nico Hulkenberg (Force India) + 1 volta

Em destaque

Subir