Fórmula 1

Fórmula 1: FIA aprova pontos a dobrar no último grande prémio do próximo ano

Formula1 2014 1Formula1 2014 600O Conselho Mundial da Federação Internacional do Automóvel, reunido em Paris, deliberou uma série de novas medidas para a Fórmula 1 para os dois próximos anos, das quais se destacam os pontos a dobrar no último grande prémio da época e um teto de custos.

O Grupo de Trabalho para modificar as regras na Fórmula 1, nomeadamente o limite de custos, que será acordado entre equipas e promotor para 2015, e deverá estar delineado em Junho do próximo ano.

A Comissão de F1 decidiu mudar os regulamentos desportivos de 2013, com base na segurança, autorizando o fornecedor de pneus a realizar três dias de testes no Bahrain entre 17 e 19 de Dezembro. Todas as equipas a ser convidadas a participar, tendo aceite a Red Bull, a Mercedes, Ferrari, McLaren, Force India e Toro Rosso.

Outra novidade (estética) é o facto de ter sido solicitado aos pilotos que escolhessem um número para correr – entre 2 e 99, pois o 1 está reservado ao campeão do Mundo, caso o queira – para utilizarem ao longo da sua carreira, um pouco ao estilo que acontece nos campeonatos NASCAR.

A FIA também decidiu mudar os castigos, com a penalização de cinco segundos a ser aplicada em infrações menores. Em que forma tal será aplicado está ainda para ser discutido pelas equipas, de modo a ser introduzida já para a temporada de 2014.

Por último, e talvez a novidade mais surpreendente, é a atribuição do dobro dos pontos para pilotos e equipas na última corrida da temporada, de modo a concentrar as atenções do campeonato até ao fim da campanha.

Em destaque

Subir