Fórmula 1

Fórmula 1: Falta de acordo leva a proibição das suspensões interligadas

FRIC114FRIC114 600A falta de acordo entre as equipas de Fórmula 1 leva a que os sistemas de suspensões dianteiras e traseiras interigadas – denominados como FRIC – possam ser considerados ilegais a partir do Grande Prémio da Alemanha, a realizar no próximo fim-de-semana.

Esta situação foi despoletada na prova anterior, em Silverstone, quando Charlie Whiting levantou sérias dúvidas quanto ao FRIC utilizado pelos Mercedes. O que levou várias equipas a solicitarem um debate sobre o assunto, podendo manter-se o sistema até 2015 caso se chegasse a um acordo entre todas as formações do atual pelotão da F1.

Só que tal não aconteceu, o que obrigará equipas como a Mercedes, a Williams ou a McLaren a removerem os seus FRIC antes da prova de Hockenheim, sob pena de poderem perder qualquer resultado conseguido na prova alemã.

O que é o FRIC

Os sistemas que estão na origem desta recente polémica técnica na Fórmula 1 controla as suspensões dos monolugares e não só, pois melhora o comportamento em situações como a aceleração e a travagem, sendo mais prevalente quando o carro muda direção, criando uma plataforma aerodinâmica mais consistente.

O movimento do fluído hidráulico da frente para a traseira (e vice-versa) permitiu aos designers obter uma base mais consistente e agressiva gerando mais apoio aerodinâmico do que se o FRIC não fosse utilizado.

O controlo do amortecimento também tem ganhos em termos de utilização dos pneus, permitindo aos pilotos e aos engenheitos terem uma janela de utilização mais dilatada, tornando os pneus menos suscetíveis ao calor e consequentemente à degradação, dependendo da pista e das condições climatéricas.

Em destaque

Subir