Fórmula 1

Fórmula 1: Falha técnica no Marússia na origem do acidente de Jules Bianchi

BianchiCrashRelatorio114BianchiCrashRelatorio114 600Segundo a Federação Internacional do Automóvel (FIA) o acidente sofrido por Jules Bianchi no Grande Prémio do Japão de Fórmula 1 teve origem numa falha no Marússia do piloto francês.

Recorde-se que Bianchi saiu de pista e embateu com violência num trator que rebocava o Sauber de Adrian Sutil, que se despitara minutos antes. O impacto foi tão forte que fez o piloto gaulês ser induzido em coma.

As melhorias no estado de Jules permitiram que fosse transferido do hospital japonês onde estava internado para outro em Nice, no Sul de França, onde se encontra atualmente.

O relatório agora divulgado pela FIA, elaborado por um painel de dez elementos, aponta para uma falha no sistema Fail Safe – que desliga o motor quando o piloto trava e acelera ao mesmo tempo – do Marússia do piloto francês.

De acordo com o mesmo painel o dispositivo não funcionou porque o sistema que cordena o torque e o sistema ‘brake-by-wire’ dos travões do Marússia tem uma configuração que se revelou incompatível com o FailSafe.

Uma distração de Jules Bianchi poderá ter contribuído para esta sucessão de coincidências infelizes, fazendo as rodas posteriores bloquearem e enviarem o monolugar na direção do trator.

Em destaque

Subir