Fórmula 1

Fórmula 1: No futuro a idade mínima para um piloto será de 18 anos

F1superlicenca18 114F1superlicenca18 114 600Max Verstappen será o último piloto ainda menor de idade a fazer a sua estreia num grande prémio de Fórmula 1, a 15 Março do próximo ano na Austrália. Isto porque a Federação Internacional do Automóvel (FIA) exigirá uma idade mínima de 18 anos para participar na disciplina máxima.

Verstappen terá 17 anos e 166 dias no dia da sua primeira corrida de F1, no circuito de Albert Park, em Melbourne, quando tripular o seu Toro Rosso, mas a partir de 2016 isso deixará de ser possível, pois a FIA só atribuirá a necessária superlicença a um piloto que tenha pelo menos 18 anos.

Além disso a entidade federativa internacional exige que um piloto que queria participar no campeonato do mundo de Fórmula 1 possua carta de condução válida, de modo a poder perceber bem o regulamento e o código desportivo internacional.

Tudo isto será verificado quando um piloto realizar os testes, onde deverá acumular 300 quilómetros aos comandos de um monolugar de F1 e ter competido em categorias inferiores (como GP2, GP3, WSR ou F3) pelo menos durante dois anos – como já acontece atualmente. 

Em destaque

Subir