Fórmula 1

Fórmula 1: Daniel Ricciardo emerge no drama na Hungria para a segunda vitória

RicciardoHungria114RicciardoHungria114 600Daniel Ricciardo conseguiu a sua segunda vitória na Fórmula 1, ao vencer o Grande Prémio da Hungria, disputado este domingo no circuito de Hungaroring, em Budapeste. Uma prova marcada por algum drama, devido à chuva que caiu no começo da corrida.

Embora Nico Rosberg largasse bem da ‘pole position’, a chuva que caiu sobre a pista magiar pouco depois da corrida se iniciar acabou por baralhar todas as previsões que apontavam para novo triunfo do alemão da Mercedes.

A entrada do ‘safety car’ devido ao despiste violento de Marcus Ericsson, logo seguido de nova saída, de Romain Grosjean – obrigou os restantes pilotos a rumarem às boxes, trocando os pneus intermédios com que todo o pelotão iniciou a prova.

Só os pilotos da McLaren optaram por manter o mesmo ‘calçado’ o que rapidamente se revelou um erro, e quem trocara primeiro os pneus, como foi o caso de Ricciardo, passou a estar em vantagem.

AlonsoHungria214 600Fernando Alonso, tal como Jean-Eric Vergne, optaram por se manter em pista antes de novo acidente – desta vez devido à colisão de Sergio Perez contra o muro das boxes em plena reta da meta, e ficaram na frente da corrida. Isto pouco antes de novo acidente, com Nico Hulkenberg, deixar a Force India sem representes na prova.

Reação quase imediata levou novamente Daniel Ricciardo e Felipe Massa a trocarem de novo os seus pneus, com a diferença do brasileiro da Williams apostar em pneus médios, tal como seu companheiro de equipa.

Com os pneus já muito degradados, não tardou a que Rosberg, Vergne e Alonso tivessem de trocar de pneus, deixando de novo Ricciardo na frente da prova, num contraste com Vettel, que utilizando pneus médios perdeu algum terreno.

HamiltonHungria214 600Numa estratégia completamente diversa, já que foi obrigado a largar das boxes, Lewis Hamilton apostou claramente num ciclo de paragens completamente diferente, que o colocou atrás de Alonso quando Ricciardo foi obrigado a uma derradeira paragem nas boxes, logo seguido por Rosberg.

Só que o australiano da Red Bull estava com a estratégia certa, emergindo atrás de Alonso e Hamilton quando regressou à pista. Os pneus mais macios permitiram que rapidamente se chegasse à traseira do inglês da Mercedes, e apesar da resistência deste acabou por deixá-lo para trás.

Sem o ‘obstáculo’ Hamilton, Alonso foi impotente para travar Ricciardo a poucas voltas do final, com o piloto de Perth a ‘voar’ para o seu segundo triunfo da época e da sua carreira.

A luta entre Hamilton e Alonso, já com os seus pneus ‘nas últimas’ acabou por favorecer a rápida aproximação de Rosberg, mas faltavam apenas duas voltas quando o líder do campeonato se ‘colou’ á traseira do carro do seu companheiro de equipa. E por muito mais que o alemão tentasse Hamilton defendeu com ‘unhas e dentes’ o último lugar do pódio, recuperando alguns pontos ao seu rival no campeonato.

Para Fernando Alonso a segunda posição soube quase como uma vitória, já que passou mais de um ano desde que o espanhol conseguiu resultado semelhante ao serviço da Ferrari.

MassaHungria214 600A quinta posição de Felipe Massa é um ‘magro’ consolo para uma Williams que errou na estratégia, da mesma forma que também falhou a adotada por Sebastian Vettel, apenas sétimo atrás do segundo Ferrari, guiado por um discreto Kimi Raikkonen.

Classificação

1.º Daniel Ricciardo (Rde Bull) 1h53m05,058s

2.º Fernando Alonso (Ferrari) + 5,857s

3.º Lewis Hamilton (Mercedes) + 5,857s,

4.º Nico Rosberg (Mercedes) + 6,361s

5.º Felipe Massa (Williams) + 29,841s

6.º Kimi Raikkonen (Ferrari) + 31,491s

7.º Sebastian Vettel (Red Bull) + 40,964s

8.º Valtteri Bottas (Williams) + 41,344s

9.º Jean-Eric Vergne (Toro Rosso) + 58,827s

10.º Jenson Button (McLaren) + 1m07,280s

Em destaque

Subir