Fórmula 1

Force India e Sauber desistem de queixa na Comissão Europeia

A Force India e a Sauber desistiram da queixa que fizeram junto da Comissão Europeia da Concorrência pela forma como os dinheiros da Fórmula 1 são distribuídos pelas equipas. As duas equipas tinham feito a queixa em 2015, classificando a distribuição de verbas feitas pelos responsáveis da F1 como “injusta e desleal”.

A Ferrari, a Red Bull, a Mercedes, a McLaren e a Williams recebe atualmente um a verba mais favorável do ‘bolo’ que é distribuído anualmente entre os construtores envolvidos na Fórmula 1.

O processo colocado na UE pela Force India e pela Sauber tinha começado a ser analisado pela Comissão Europeia em abril de 2016, e tinha progredido lentamente desde então. Durante isso a F1 foi adquirida à CVC pela Liberty Media, que passou a dirigir os destinos financeiros da disciplina em 2017.

Os novos ‘donos’ da F1 procuraram um entendimento para uma melhor distribuição, e agora as duas equipas queixosas emitiram um comunicado em que se lê:

“Decidimos retirar a queixa apresentada junto da Comissão Europeia em 2015 respeitante a práticas anticompetitivas na Fórmula 1. Fomos encorajados pelo diálogo que foi iniciado com a nomeação de Chase Carey como presidente da´entidade detentora dos direitos da Fórmula 1. A sua abertura trouxe uma nova cultura de transparência no desporto e ilustra a vontade de debater problemas fundamentais como a distribuição de fundos, controlo de custos e regulamentos de motores”.

A Force India e a Sauber também se sentem “encorajadas e seguras pela abordagem mais justa nas negociações feitas sob a nova gerência da Fórmula 1 com todas as equipas e sobre os seus problemas”.

“Quanto às preocupações que levaram às queixas, acreditamos que a nova abordagem permite a segurança necessária de que as nossas preocupações estão a ser analisadas com objetividade, e preferimos resolver os problemas que a modalidade enfrenta através do diálogo em vez de uma disputa legal”, referem.

 

Em destaque

Subir