Mundo

Forças de segurança venezuelanas realizam buscas nas casas de apoiantes de Guaidó

As forças de segurança venezuelanas realizaram buscas nas casas de dois importantes apoiantes do líder da oposição, Juan Guaidó, que está a promover uma campanha para a saída do Presidente Nicolás Maduro e a convocação de eleições.

Hoje, agentes dos serviços de informação venezuelanos realizaram uma busca na casa do deputado da oposição Sergio Vergara e na de Roberto Marrero, um advogado que lidera o gabinete de Guaidó.

Os dois homens acompanharam Guaidó numa viagem recente a países da América Latina para aumentar o apoio internacional aos seus esforços para remover Maduro da Presidência venezuelana.

Guaidó confirmou a operação contra os seus apoiantes numa mensagem na rede social Twitter.

Vergara também publicou uma mensagem na mesma rede social sobre este episódio e referiu que as forças de segurança venezuelanas estavam a violar a sua imunidade parlamentar.

Os Estados Unidos e cerca de 50 países da comunidade internacional, incluindo Portugal, reconheceram o opositor e presidente da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, como Presidente interino da Venezuela, negando a legitimidade do governo liderado pelo Presidente Nicolás Maduro.

Na Venezuela, a confrontação entre as duas fações tem tido repercussões políticas, económicas e humanitárias.

No país residem cerca de 300.000 portugueses ou lusodescendentes.

Os mais recentes dados das Nações Unidas estimam que o número atual de refugiados e migrantes da Venezuela em todo o mundo se situa nos 3,4 milhões.

Só no ano passado, em média, cerca de 5.000 pessoas terão deixado diariamente a Venezuela para procurar proteção ou melhores condições de vida.

Em destaque

Subir