Mundo

Foi verdade: Pescador de El Salvador esteve mesmo 13 meses à deriva no mar

jose alvarenga pescador 1jose alvarenga pescador 600Homem alimentou-se comendo peixes mortos e bebendo sangue de tartaruga, além de água da chuva, quando conseguia recolher alguma. Foi encontrado 13 meses depois e alguns duvidaram da história, confirmada agora pelas autoridades.

A história incrível de Jose Alvarenga, o pescador que sobreviveu após 13 meses à deriva no mar, aconteceu mesmo.

A confirmação foi dada esta terça-feira pela polícia mexicana. Responsáveis pelos serviços de emergência da região de Chiapas, de onde Jose Alvarenga zarpou em dezembro de 2012, adiantam que dois pescadores foram dados como desaparecidos nessa altura.

As autoridades ainda iniciaram buscas no mar, que acabaram por ser rapidamente canceladas devido ao mau tempo.

A história

Jose Alvarenga, natural de El Salvador, partiu a 17 de dezembro de 2012 da Costa Azul, região de Chiapas, México, juntamente com Ezequiel Córdova, num pequeno barco de pesca, sem motor e sem rádio.

O objetivo era voltarem para terra algumas horas depois, mas as condições no mar complicaram-se e os pescadores acabariam por ser arrastados pelo vento.

Sem hipóteses de comunicar a emergência para terra, esperaram que a sorte os encontrasse. Passaram-se dias, semanas e meses mas nenhuma novidade chegou.

Após ter sido encontrado e resgatado recentemente nas Ilhas Marshall, 13 meses depois, Jose Alvarenga garante que sobreviveu comendo alguns peixes que conseguia capturar na água.
Sangue de tartaruga e água da chuva ajudaram-no a matar a sede.

Ezquiel, o seu companheiro de pesca, conseguiu sobreviver apenas quatro meses. Alvarenga, o novo herói de El Salvador, afirma que o colega não conseguia comer nada e que acabou por sucumbir. O seu corpo foi deixado no mar.

Em destaque

Subir