Mundo

Foi Miss da Turquia, mas pode ir para a prisão após insultar Erdogan

merve buyuksarac A Miss Turquia 2006 arrisca-se a ir desfilar para a prisão. Merve Buyuksarac partilhou uma imagem, através do Instagram, que foi considerada como uma crítica ao Presidente, Recep Tayyip Erdogan. Foi presa e, se for a julgamento, pode ser condenada a dois anos de prisão.

A modelo Merve Buyuksarac está na prisão por, alegadamente, ter insultado o Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.

A Miss Turquia do ano de 2006 foi detida, no mês passado, por causa de uma imagem que tinha partilhado através do Instagram.

Em causa estará a ilustração de um poema publicada na revista satírica Uykusuz, segundo avança o Hurriyet Daily News.

“Partilhei a imagem porque a achei divertida. A minha intenção não era insultar o Presidente”, garantiu Buyuksarac, através do advogado Emre Telci.

De acordo com a mesma fonte, a imagem chegou ao conhecimento de um procurador de Istambul, que abriu um processo por insulto ao chefe de Estado.

A antiga Miss Turquia aguarda na prisão para saber se o caso vai mesmo a julgamento. Se tal acontecer, incorre numa pena de prisão que pode ir até aos dois anos.

Refira-me que Buyuksarac, que agora trabalha como designer industrial, é uma personalidade muito ativa nas redes sociais, tendo mais de 15 mil seguidores no Instagram e mais de 30 mil no Twitter.

Para os analistas internacionais, a antiga modelo é a mais recente vítima do endurecimento do regime de Erdogan, que nos últimos anos tem vindo a dar sinais crescentes de autoritarismo.

Desde que Ergodan chegou à Presidência no ano passado, depois de vários anos como primeiro-ministro, que o regime tem apertado as leis da liberdade de imprensa.

Em destaque

Subir