Nas Notícias

É condenado à morte por violação e culpa as vítimas (com vídeo)

violacao india 400 Por decisão de um tribunal indiano, o documentário ‘A Filha da Índia’, que aborda a violação ocorrida em 2012, não pode ser emitido. Um dos condenados no caso da morte de uma jovem – violada num autocarro em Nova Deli, por cinco homens – culpa as vítimas. “Quando está a ser violada, uma mulher não deve resistir, mas ficar em silêncio e permitir a violação”, diz o condenado. Veja o vídeo.

A divulgação do documentário sobre a violação coletiva foi proibida por um tribunal indiano, que considerou que a reportagem pode provocar danos na opinião pública e criar tensões, num país onde as violações são um tema fraturante.

O documentário ‘A Filha da Índia’ iria ter como base o caso da estudante indiana, Jyoti Singh, que foi violada por cinco homens, num autocarro em Nova Deli, em 2012.

A jovem morreu, após graves ferimentos. Os violadores espancaram um amigo que estava com a mulher, vítimas de violação.

Um dos condenados à morte, Mukesh Singh, participa no programa, que a BBC transmitirá, apenas no Reino Unido. O homem culpa sobretudo as mulheres por estes crimes.

Singh diz que “uma mulher decente não anda na rua à noite” e tem de ser “mais responsabilizada por uma violação do que um homem”. E por isso os violadores – segundo diz – “tinham todo o direito de dar uma lição à vítima, que tem de aguentar uma violação”.

“Quando está a ser violada, ela não deve resistir, mas ficar em silêncio e permitir a violação”, alega ainda.

De acordo com as estatísticas, na Índia é apresentada uma queixa por violação a cada 21 minutos.

As leis relativas à violência sexual têm sido alteradas para contemplar penas mais pesadas para os agressores desde que, em dezembro de 2012, uma mulher morreu após ser violada em grupo dentro de um autocarro.

Segundo a agência Lusa, o Ministério de Informação e Transmissões indiano também ordenou aos canais de televisão indianos que não emitam o documentário ‘A Filha da Índia’.

As violações coletivas são um dos temas fraturantes na Índia, sobretudo após este incidente num autocarro.

A morte da estudante de 23 anos, na sequência de agressões durante uma violação em grupo num autocarro, foi o rastilho para um debate que tem atravessado a sociedade indiana.

Na altura, o Governo endureceu as leis contra os agressores sexuais, com a moldura penal a incluir a pena de morte para determinadas situações.

https://www.youtube.com/watch?v=0FsOgvkAZF4

O documentário tem realização da Leslee Udwin e vai ser emitido pela BBC no Dia Internacional da Mulher (8 de março). Na Índia, estava programado ser emitido no canal NDTV, decisão cancelada por ordem judicial.

Em destaque

Subir