Mundo

Foi comido por um crocodilo enquanto pescava com a família

crocodilocrocodilo_apanha_homemUm pescador foi devorado por um crocodilo-de-água-salgada, no rio Crocodilo do Sul, na Austrália. O homem estava num barco, com a família, quando foi apanhado pelo réptil. As autoridades abateram dois crocodilos, no dia seguinte, e dentro de um deles estavam os restos do corpo.

Um homem que pescava com a família, no rio Crocodilo do Sul, na Austrália, foi arrancado do barco por um crocodilo-de-água-salgada, no sábado.

O pescador, de 62 anos, estava acompanhado da mulher, do filho e da nora, que se encontravam no Parque Nacional de Kakadu. A família teve de conduzir durante duas horas até chegar a Cooinda, a comunidade mais próxima (na cidade de Marion), onde foi dado o alerta.

Os restos do corpo só foram encontrados do dia seguinte, depois das autoridades terem abatido dois grandes crocodilos-de-água-salgada, a cerca de quilómetro e meio do local do ataque.

“Um deles foi examinado e encontrámos restos humanos”, revelou Andrew Hocking, da polícia do Território do Norte, citado pela AFP.

Ainda não são conhecidas as circunstâncias exatas do ataque.

O crocodilo-de-água-salgada (Crocodylus porosus) que devorou o pescador tinha cinco metros de comprimento, mas esta espécie pode chegar até aos sete. Com um peso que atinge a tonelada, é o maior réptil do mundo e tem a capacidade de viver tanto em água salgada como doce, embora prefira os pântanos e os rios próximos à costa norte do país.

Após uma caça intensiva, foi declarado espécie protegida em 1971, o que permitiu um aumento da população. As estimativas apontam para que no Parque Nacional de Kakadu existam entre 75 mil e 100 mil indivíduos.

O caso não é uma novidade. No mesmo parque, os crocodilos ‘apanharam’ um menino de 12 anos quando este nadava no rio Mudginberri Billabong, em janeiro.

De acordo com os dados oficiais, houve 17 pessoas mortas por crocodilos no Kakadu desde 1987.

Em destaque

Subir