Tecnologia

Foguetão privado Falcon 9 já está a caminho da ISS, onde deverá chegar quarta-feira

dragon falcon9 1Este domingo, já madrugada de segunda-feira em Portugal, foguetão privado iniciou a sua segunda missão de abastecimento no espaço.

Pela segunda vez na história espacial norte-americana, a ISS (Estação Espacial Internacional), vai ser abastecida por uma empresa privada. A missão está a cargo da empresa SpaceX, companhia com quem a NASA fechou um acordo de 1.600 milhões de dólares. A mesma fará um total de 12 missões ao longo de quatro anos.

Eram cerca da 1h30 da madrugada desta segunda-feira, 20h30 nos Estados Unidos, quando a ignição dos propulsores do foguetão Falcon 9 se ligaram no Cabo Canaveral, no sudoeste do estado norte-americano da Flórida.

A bordo, a cápsula Dragon leva mantimentos e material tecnológico. Ao todo, são mais de 400 quilos.

A viagem até à Estação Espacial Internacional deverá demorar cerca de três dias. Após o reabastecimento, a cápsula Dragon volta à Terra. O regresso deverá consumar-se dia 28 de outubro.

Esta é a segunda missão a cargo da SpaceX. A primeira ocorreu em maio deste ano (veja aqui).

Também no setor privado, a NASA fechou um acordo com a empresa Orbital Sciences Corporation, que irá construir uma outra cápsula capaz de fazer a viagem para a Estação Espacial Internacional.

Mas principalmente no caso da SpaceX, a agência espacial norte-americana pretende no futuro abrir outro tipo de possibilidade, enviando naves privadas tripuladas, para o chamado turismo espacial.

Em destaque

Subir