Nas Notícias

Fidel Castro voltou a morrer, mas permanece vivo

fidel castro 86anos Nunca se sabe quando Fidel Castro morreu e porque morreu. Mas a verdade é que o histórico líder de Cuba permanece vivo, com 88 anos. O (novo) rumor que dá conta da morte de Fidel surgiu após uma alegada conferência de imprensa que o governo de Havana teria convocado para esta sexta-feira. No entanto, Cuba desmente as duas informações: Fidel não morreu e nenhuma conferência de imprensa foi convocada.

O gabinete de comunicação do Ministério das Relações Exteriores cubano negou nesta sexta-feira que tenha convocado a imprensa – órgãos de comunicação social estrangeiros incluídos – para fazer uma comunicação importante.

O desmentido surge após rumores que davam conta da alegada morte de Fidel Castro, cujo estado de saúde se terá agravado, nos últimos dias.

“É completamente é falso. Não foi convocada nenhuma conferência de imprensa”, garantiu um responsável do gabinete de comunicação daquele ministério, citado pela agência AFP.

Os rumores sobre a deterioração do estado de saúde do histórico líder cubano surgiram também porque se completou ontem um ano desde a última aparição de Fidel Castro.

Fidel Castro surgiu em público pela última vez em janeiro de 2014, depois de nove meses em que não fora visto.

Ajudado por fisioterapeutas e ao lado da família, o ex-líder cubano participou na abertura de uma galeria de arte de um pintor e deputado cubano, seu amigo.

O histórico cubano chamou todas as atenções e transportou ao local dezenas de jornalistas, em virtude das raras presenças em cerimónias públicas, desde que cedeu a liderança de Cuba ao irmão Raúl Castro.

Essa aparição de Fidel Castro ocorrera nove meses depois do funeral de Hugo Chávez, presidente da Venezuela, com quem Fidel mantinha fortes laços de amizade. Nessa cerimónia, Fidel tinha sido visto.

No entanto, apesar de estar longe do foco mediático, Fidel, que conta 88 anos, tem mantido uma agenda preenchida, recebendo diversas personalidades mundiais, na sua casa em Havana.

Em destaque

Subir