Velocidade

FIA GT: Patrick Cunha escapa ao desaire luso em Zandvoort

PatrickCunhaZandvoortx210PatrickCunhaZandvoortPatrick Cunha e a equipa Rodrive foram as exceções ao desaire das cores nacionais na corrida principal do FIA GT Series que hoje se realizou no circuito de Zandvoort. Uma prova que começou logo mal para César Campaniço, protagonista de um violento despiste na primeira curva do traçado holandês.

No início da segunda volta o piloto do Team Novadriver falhou a travagem para Tarzan e viu o Audi R8 dar uma forte guinada para a direita a alta velocidade, embatendo violentamente contra os rails.

Campaniço saiu do carro pelo seu pé, algo tonto, mas o maior abalo foi na sua força anímica e nos grandes estragos provocados no Audi da equipa de Palmela. O que significou que Carlos Vieira nem sequer chegou a guiar o R8 LMS vermelho e branco neste segundo confronto do fim-de-semana.

Álvaro Parente não foi mais feliz que a dupla da Novadriver. É que embora Sebastien Loeb tenha feito uma recuperação extraordinária no primeiro turno de condução do McLaren n.º 9, permitindo depois ao piloto português lutar pelo quarto lugar na segunda metade da corrida, os problemas voltaram a afetar o carro inglês que acabou por parar em pista e ditar o segundo abandono consecutivo da equipa.

Face todos estes percalços, Patrick Cunha passou incólume. Apesar de se tratar da estreia do piloto de Braga na competição, saiu-se bem, conseguindo terminar no top dez e em quarto da categoria Pro-Am, depois de receber o Lamborghini Gallardo da Rodrive das mãos do brasileiro Matheus Stumpf.

A prova foi bastante disputada no que às posições cimeiras, com a equipa Gravity Charouz a quebrar a hegemonia da WRT Audi Club Bélgica, já que Maximilian Buhk e Alan Day conseguiram levar o seu Mercedes SLS AMG à vitória, apesar do excelente começo de corrida de Stéphane Ortelli, que largou da ‘pole position’.

Buhk conseguiria depois superiorizar-se ao francês da WRT, que entregou o seu Audi R8 na segunda posição a Laurens Venthoor. O belga ainda forçou o andamento, mas teve de se contentar com o segundo posto, diante dos seus companheiros de equipa Frank Stippler e Edward Sandstrom, líderes do campeonato.

Classificação final

1.º Buhk/Day  (Mercedes SLS AMG) 1h27m51,001s

2.º Ortelli/Vanthoor (Audi R8 LMS) + 6,667s

3.º Sandstrom/Stippler  (Audi  R8 LMS) + 6,995s

4.º Chandhok/Seyffarth  (Mercedes SLS AMG) + 33,895s

5.º Proczyk/Baumann  (Lamborghini LP560-4) + 40,127s

6.º Zonta/Jimenez  (BMW Z4 GT3) + 41,218s

7.º Bueno/Khodair  (BMW Z4 GT3) + 55,861s

8.º Ordoñez/Buncombe (Nissan  GT-R) + 58,858s

9.º Ebrahim/Heemskerk  (BMW  Z4 GT3) + 1m00,473s

10.º Cunha/Stumpf  (Lamborghini LP560-4) + 1m12,200s

Em destaque

Subir