Nas Notícias

Ferreira Leite classifica cortes nas pensões de “absolutamente imorais” e “inaceitáveis”

manuela ferreira leiteNa TVI24, Manuela Ferreira Leite disse que os cortes nas pensões são “absolutamente inaceitáveis e imorais”. A antiga ministra das Finanças defende que o Governo traça um cenário impossível para transmitir ao Tribunal Constitucional que a medida é “transitória”.

Manuela Ferreira Leite acusou o Governo de aplicar uma medida que é “imoral” e “inaceitável”, no corte de pensões. “Antes de ser constitucional ou legal, é profundamente imoral. E este é um caso – do meu ponto de vista dramático e gritante – de algo que não pode ser feito na sociedade e que a sociedade não pode aceitar

Manuela Ferreira Leite critica ainda a “leviandade e ligeireza” com que este assunto está a ser tratado pelo executivo de Pedro Passos Coelho.

“O que se diz é que todas as pessoas que recebem a sua reforma vão ser afetadas por esta medida. E é isso que é absolutamente inaceitável e imoral”, afirmou Manuela Ferreira Leite, no programa Política Mesmo, na TVI24.

O facto de o Governo garantir que o corte das pensões é uma medida reversível é apelidado de “brincadeira de mau gosto”, por parte de Ferreira Leite.

“Quando se diz que isto será reversível desde que haja um crescimento nominal do PIB de três por cento e, simultaneamente, um défice orçamental na ordem do zero, só posso pensar ‘estão a brincar comigo’”, afirma. Manuel Ferreira Leite salienta que será impossível que Portugal conjugue estes dois fatores.

“Qual é o objetivo disto? Transmitir ao Tribunal Constitucional que esta é uma medida transitória e não definitiva. Eu não sei quem é que acredita nisto”, acrescenta a antiga ministra das Finanças.

Em destaque

Subir