Motores

Félix da Costa nos pontos na Fórmula E em Hong Kong

António Félix da Costa terminou nos pontos a quinta prova do Campeonato FIA de Fórmula E, que se realizou hoje em Hong Kong. Uma prova com um final marcado por alguma polémica.

Naquela que foi 50ª corrida da história da competição o piloto português da BMWi Andretti partia de uma posição muito desfavorável depois de uma qualificação para esquecer, mas aos poucos foi subindo na classificação para cortar a meta no 10º posto.

“Não foi um dia fácil, estivemos toda a manhã nas sessões de treinos livres e na quali com problemas de acerto do nosso carro em que simplesmente os pneus não geravam temperatura e não senti ‘grip’ nenhum para puder atacar, portanto foi uma manhã difícil, que comprometeu o nosso dia”, contou Félix da Costa após a prova.

O piloto de Cascais refere também: “Na corrida alterámos o ‘set up’ e melhorámos um pouco mas não o suficiente que queríamos. Ainda assim recuperei o possível e arrancando tão de trás na grelha chegar aos pontos é uma pequena mas justa consolação para a equipa e para mim. Vamos analisar os dados recolhidos para melhorarmos e voltarmos já em Sanya aos lugares da frente”.

A chuva que se fez sentir na qualificação, onde Félix da Costa não foi além do 20º registo, a 2,804s de Stoffel Vandoorne, autor da ‘pole position’, não se repetiu na corrida, que inicialmente foi liderada por Oliver Rowland.

Depois foi a vez de André Lotterer passar para a frente e comandar a prova quase até final, altura em que um toque de Sam Bird causou um furo que obrigou o alemão da DS Techeetah a ficar parado em plena pista. O britânico subiu ao pódio, rodeado por Edoardo Mortara e Lucas di Grassi, mas sobre ele pende uma penalização, que poderá promover o suíço da Venturi à primeira posição, o brasileiro da Audi Sport Abt ao segundo posto e Robin Frijns, colega de Bird na Virgin à terceira posição.

Classificação provisória
1º Sam Bird (Virgin)
2º Edoardo Mortara (Venturi) + 1,694s
3º Lucas di Grassi (Audi Sport) + 2,682s
4º Robin Frijns (Virgin) + 3,230s
5º Daniel Abt (Audi Sport) + 3,679s
6º Felipe Massa (Venturi) + 4,952s
7º Mitch Evans (Jaguar) + 5,711s
8º Gary Paffett (HWA) + 6,062s
9º Oliver Turvey (NIO) + 7,318s
10º António Félix da Costa (BMW Andretti) + 8,186s

Em destaque

Subir