Tecnologia

FCCN: Direção demite-se perante a “absurda” estratégia de “nacionalização do domínio de internet”

pedro veiga fccnOs dirigentes da FCCN demitiram-se ao saberem da intenção do Governo em integrar a entidade na Fundação para Ciência e Tecnologia. “Não existe nos países desenvolvidos uma mistura de funções entre a entidade financiadora e a entidade operacional”, argumenta Pedro Veiga.

A Direção da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) considera “absurda” a estratégia, proposta pelo Governo, de integrar a entidade na Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT) e demitiu-se em bloco, ontem.

“Discordamos profundamente deste modelo. A Fundação para Ciência e Tecnologia sempre foi ao longo dos anos uma entidade financiadora do sistema científico e a FCCN é uma instituição que gere infraestruturas muito avançadas para o sistema científico e para o ensino superior”, explicou Pedro Veiga, o presidente demissionário.

O responsável contesta ainda, citado pela TSF, a “nacionalização do domínio de Internet de Portugal”, uma vez que a FCCN é quem gere os domínios ‘.pt’, e todo um modelo que “vai contra as recomendações da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu”.

“Basicamente, gerimos a rede que interliga as universidades e uma série de serviços para essa rede. Não existe nos países desenvolvidos uma mistura de funções entre a entidade financiadora e a entidade operacional”, reforçou Pedro Veiga, consciente ainda do perigo de, a médio prazo, os técnicos altamente especializados “comecem a sair para o setor privado”.

Em destaque

Subir