Desporto

FC Porto SAD vai reestruturar passivo após prejuízo de 35,8 milhões de euros

fcportoComunicado enviado pela FC Porto SAD dá conta de um prejuízo de 35,8 milhões de euros, sendo que o passivo aumenta para 223,4 milhões. Do exercício relativo à temporada passada não constam as vendas de Alvaro Pereira e de Hulk. A sociedade vai levar a cabo uma operação de reestruturação do passivo.

A Sociedade Anónima Desportiva do FC Porto enviou um comunicado à CMVM, onde revela um prejuízo de 35,8 milhões e euros, no último exercício, o que vem interromper um ciclo de cinco anos em sucessivos lucros. Há um ano, o saldo positivo atingiu os 534 mil euros.

Há uma quebra de receitas na ordem dos 17,6 milhões de euros, para 72,2 milhões. A justificar esta diferença com os números do exercício anterior, de acordo com a nota enviada à CMVM por parte da FC Porto SAD, estão alguns fatores. Desde logo, os 15 milhões que entraram nos cofres da SAD com a saída de André Villas-Boas para o Chelsea, há um ano. Este valor dilata as diferenças entre as duas últimas temporadas.

Uma vez que os valores com as transferências de Hulk e de Alvaro Pereira não constam do atual exercício, esse valor transitará para o próximo ano, sendo, dessa perspetiva, previsível que a FC Porto SAD tenha melhor desempenho, nas contas da próxima época.

Houve um aumento de despesa na ordem dos cinco milhões de euros, para os 91,4 milhões, e os custos com o pessoal cifraram-se nos 49,6 milhões – uma descida de meio milhão de euros.

O passivo da SAD passou dos 223,4 milhões, a 30 de junho de 2012, para os 244,7 milhões. O ativo caiu cerca de 15 milhões de euros.

Com o aumento do passivo, a SAD do FC Porto deverá avançar com uma “operação financeira para a reestruturação do passivo”, com o objetivo de “assentar uma parte significativa da sua dívida no longo prazo”, explica a nota enviada à CMVM.

Em destaque

Subir