Desporto

FC Porto não fica atrás de Benfica e Sporting desde 1981/82

pinto costa1dragaoCom o resultado de ontem, a probabilidade de o FC Porto ficar atrás dos dois grandes de Lisboa ganha força. Algo que não sucedia há mais de 30 anos, na temporada de 1981/82, quando o Sporting foi campeão, com 46 pontos, mais dois do que o Benfica, vice-campeão, e mais três que o FC Porto. Pinto da Costa foi eleito em 1982…

É preciso recuar 32 épocas para encontrar um cenário igual ao que se perfila, na presente temporada: o FC Porto terminar o campeonato nacional atrás dos rivais de Lisboa.

Desde 1981/82 que os dragões não ficavam atrás de Benfica e Sporting. Em 1981/82, os leões sagraram-se campeões nacionais, com 46 pontos, mais dois do que o Benfica, vice-campeão, e mais três que o FC Porto – numa altura em que a vitória valia dois pontos.

A curiosidade deste facto é que Jorge Nuno Pinto da Costa foi eleito presidente do clube da Invicta precisamente em 1982, no mês de abril.

Desde aquele ano, os dragões garantiram 20 títulos, sendo que nos anos em que Sporting, Benfica e Boavista foram campeões, nunca o FC Porto terminou a época com menos pontos do que dois rivais.

Ontem, com a derrota dos tricampeões diante do Nacional, ganha força a reedição de um cenário quase histórico, que ocorreu no ano de estreia de Pinto da Costa e não voltou a reeditar-se.

A equipa de Luís Castro tem agora de recuperar oito pontos em relação ao Sporting para evitar este ‘fenómeno’. Alcançar o Benfica é, neste momento, uma impossibilidade, apenas desmentida pela matemática.

O Benfica teria de perder todos os jogos, o FC Porto teria de vencer as cinco partidas que restam e teria de derrotar as águias por 3-0, pelo menos, na última ronda.

Em destaque

Subir