Nas Notícias

Em Fátima, vende-se ar abençoado. Mas é preciso ter lata

Ir a Fátima e não comprar uma lata de ar abençoado é, para alguns peregrinos, como ir a Roma e não ver o Papa. Acredite ou não: há latas de ar abençoado à venda, mesmo ao lado do Santuário. Veja o vídeo.

A visita do Papa a Fátima, no âmbito das celebrações do centenário das aparições e da canonização dos pastorinhos, dá destaque a negócios pouco éticos.

A fé move montanhas e não tem limites. É tão ilimitada como a imaginação de quem gere o negócio que se construiu à volta de Fátima.

Já havia água abençoada. Mas, desta vez, alguém se lembrou de ir um pouco mais além, colocando ar abençoado dentro de pequenas latas, que são vendidas a turistas e peregrinos.

Com que efeito? Para que servem? Para alimentar a fé e o negócio. Cada lata de ar custa três euros (a especulação com a visita do Papa vai fazer subir o preço…). A embalagem apresenta imagens de Nossa Senhora e, no interior, ar. Apenas ar.

Dizem os turistas que se transporta bem. É leve como oxigénio e guarda a crença. Na brincadeira, os locais usam a célebre expressão: “É preciso ter lata”.

Veja o vídeo:

Em destaque

Subir